Ballet
A dança, enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente na aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com os outros e ao mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento além de desenvolver os estímulos Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo; Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos; Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo; Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia; Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação; Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.
Futsal, Vôlei, Handball, Basquete
Estimular a prática do futsal para os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental, e proporcionar aos alunos um maior desenvolvimento psicomotor e sócio afetivo assim como promover inclusão social, além de proporcionar o desenvolvimento de algumas capacidades físicas como: velocidade, resistência, coordenação motora e etc. Desenvolver o lado sócio-afetivo dos alunos estimulando respeito ao próximo.
Informática
No Laboratório de Informática Educativa, busca-se o desenvolvimento de uma prática permanentemente refletida e consequente, metodologia que leve o aluno a interagir com a tecnologia, com o objeto de conhecimento, com os colegas e professores, entendendo o computador como um recurso que permite a utilização de diferentes estratégias para a resolução de problemas, além de possibilitar simulação de situações que abrangem as diversas áreas do conhecimento.
Inglês
Inicialmente as crianças ouvem mais do que falam, e assimilam as informações natural e progressivamente, dentro do contexto escolar. O material de apoio (livros, CDs, DVDs, jogos e brinquedos pedagógicos) é atraente e estimula o aprendizado, e durante as atividades as crianças se familiarizam com a segunda língua. Com o aumento do repertório de palavras usadas na rotina, em pouco tempo conseguem se comunicar utilizando o conhecimento adquirido em inglês. Crianças absorvem rapidamente informações novas, pois seu cérebro dispõe de espaços livres para construção, daí a vantagem de se aproveitar essa fase produtiva, quando aprendem brincando.
Karatê
Inicialmente as crianças ouvem mais do que falam, e assimilam as informações natural e progressivamente, dentro do contexto escolar. O material de apoio (livros, CDs, DVDs, jogos e brinquedos pedagógicos) é atraente e estimula o aprendizado, e durante as atividades as crianças se familiarizam com a segunda língua. Com o aumento do repertório de palavras usadas na rotina, em pouco tempo conseguem se comunicar utilizando o conhecimento adquirido em inglês. Crianças absorvem rapidamente informações novas, pois seu cérebro dispõe de espaços livres para construção, daí a vantagem de se aproveitar essa fase produtiva, quando aprendem brincando.
Música
O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.
Xadrez
“O xadrez é um excelente exercício mental”. Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. A pesquisa apontou que: O xadrez estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração, desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória , trabalha a paciência, demanda a capacidade de planejamento, aumenta a autoconfiança, proporciona o respeito ao adversário, exige responsabilidade e instiga a imaginação e a versatilidade.